Estudo – Ser igreja: Discipulado (Parte 2: o que é discipulado?)

Sentindo, assim, tanta afeição por vocês, decidimos dar-lhes não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida, porque vocês se tornaram muito amados por nós

1 Tessalonicenses 2:8
Aula 1
Aula 2

Ao final desta postagem encontra-se disponível para download o estudo em PDF no formato A4 e os slides.

O QUE É DISCIPULADO?

INTRODUÇÃO

Fazer discípulos faz parte do seu discipulado para Deus. Não adianta somente vivermos de maneira correta e servirmos para edificar a vida daqueles que já creram. É preciso dar frutos na vida dos incrédulos e levá-lo à maturidade, para, um dia, eles também servirem a igreja e frutificarem na vida de outros descrentes.

Fazer discípulos é o processo pelo qual o discipulador e o discipulado compartilham a sua vida. Quando o disicpulado começa, entende-se que o discipulado já é crente, a necessidade agora é de amadurecimento e capacitação. E que o discipulador já foi ou também está sendo discipulado.

É um processo, uma vez que maturidade não é produzida com um estudo bíblico sobre o tema. É preciso compartilhar vida na vida. Isso requer tempo, doação ajuste de agenda pensando no outro e, naturalmente, dependência de Deus. Por este motivo, também, não podemos discipular muitas pessoas por vez e nem mesmo ao longo de toda a vida. A experiência de Cristo com o assunto é o paradigma central.

O DISCIPULADO DE JESUS

Jesus trabalhou com planejamento e organização, isso é inegável. E muita oração e entendimento das Escrituras (discutiu com mestres aos 12 anos), com uma visão clara da Missão dada pelo Pai. Nisso já temos que começar imitando o Senhor sendo Seus discípulos.

Jesus programou Seus dias de uma maneira que tinha tempo para instruir indivíduos. No livro “Teologia da igreja: uma igreja segundo o propósito de Deus” (Mulholand e Shedd, Ed. Shedd), entramos a seguinte afirmação:

Ele [Jesus] dedicou muito mais tempo aos poucos seguidores íntimos do que às multidões. Essa prática de Jesus deve nortear o planejamento de todos os que têm um compromisso com Ele. Não há dúvida de que [o discipulado] é bíblico, prático e eficaz. Oferece uma solução para o pastor sobrecarregado e para o crente despreparado… Jesus não parou de servir as multidões, mas Ele concentrava Seu tempo e interesse em poucos discípulos.

E sabemos que foram somente 12 ao longo dos Seus três anos de ministério. Se a cada três anos você e eu fizermos a metade, estaremos colocando em ação o eterno propósito de Deus para a Missão da igreja.

Neste ponto é importante esclarecer a diferença entre evangelização, estudo bíblico e discipulado.

Evangelização

Conforme a Filosofia da CBB, Evangelização é:

Evangelização é a ação de proclamar a Palavra de Deus, no poder do Espírito Santo, com vistas à salvação do perdido e sua submissão à soberania de Cristo, sendo esta uma tarefa da igreja como comunidade e do crente como indivíduo, o que torna a evangelização um estilo de vida. (Item 4.4.2)

De forma resumida, encontramos, ainda, nos Princípios Batistas a seguinte definição:

O evangelismo, que é básico no ministério da igreja e na vocação do crente, é a proclamação do juízo e da graça de Deus em Jesus Cristo e a chamada para aceitá-lo como Salvador e segui-lo como Senhor.

Percebamos, ainda, que trata-se de proclamação e não de converter pessoas.

Estudo Bíblico

Este ponto é autoexplicativo, é a oportunidade em que temos de estudar as Escrituras – seja diretamente sobre o texto bíblico (normalmente o estudo indutivo) ou estudar um tema à luz do que a Bíblia como um todo tem a nos dizer sobre o assunto nos dias de hoje, que é estudo sistemático.

Muitas vezes chamamos alguns estudos bíblicos de discipulado, como aquele que o novo convertido faz a fim de ser preparado para o batismo. O valor deste estudo é incalculável, pois conduz a pessoa na direção certa quanto a decisão que tomou, pela graça, com a fé que recebeu de Deus (EF 2.8) e capacita o indivíduo a descer nas águas do batismo entendendo o que está fazendo.

Os estudos posteriores também são chamados discipulado, tendo inclusive muitas igrejas uma classe assim chamada: “Discipulado”. Podemos entender que são estudos sobre discipulado e que ajudam no entendimento do nosso discipulado e, que, dependendo da forma como são feitos, podem conduzir ao discipulado.

Discipulado

É o compartilhar de uma vida dedicada a Cristo na vida de outra pessoa a fim de que ambos cresçam juntos na direção de seguirem os passos de Jesus Cristo, o Mestre. Como diz 1 Tessalonicenses 2:8: “Sentindo, assim, tanta afeição por vocês, decidimos dar-lhes não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida, porque vocês se tornaram muito amados por nós”. É um andar lado a lado.

Ele acontece no casamento, na criação dos filhos crentes, entre os irmãos da igreja e nos relacionamentos que Deus nos trouxer. Está ligado a vida do coração, sob a graça soberana de Deus, e com os Seus alvos.

CONCLUSÃO

Um resumo em vídeo sobre o discipulado de Jesus

Conforme vimos no vídeo, discipulado, portando, não é uma ideia romântica e nem uma solução prática, mas o modo de viver de Jesus revelado nas Escrituras. Não é um novo método, mas um método antigo, colocado em prática com novas pessoas.

Enquanto o mundo for mundo e Deus conduzir a Igreja, podemos ir para várias direções, mas Deus sempre irá nos conduzir e operar no mesmo princípio e propósito de ser e fazer discípulos, mesmo que leve anos para cada geração entender isso e que seja necessário Deus investir tempo a fim de que andemos nesta direção. E Ele nos dará toda a graça.

Na próxima aula, vamos entender melhor os elementos chave do discipulado e os passos na formação dos discípulos.

Pr. Leandro Hüttl

Baixe este estudo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close