Pastoral – Ceia do Senhor: um sinal de lealdade a Cristo

“…façam isto em memória de mim.”

1 Coríntios 11:24

Os Batistas não chamam a Ceia de “Santa Ceia”, uma vez que não creem que a graça de Deus flua por meio dos elementos e nem mesmo que Cristo esteja “mais” presente na Ceia, ou de uma maneira “diferente”. Ele não tem como estar mais ou menos presente, e tampouco varia, pois é o mesmo ontem, hoje e ternamente. A Ceia do Senhor é um memorial.

O que cremos é que a Ceia tem um significado especial para as receptores, no qual o primeiro é honrar a Cristo e Sua obra, dando toda Glória e mérito a Ele pela salvação. Nós apenas participamos da Ceia, nenhum elemento ali representa a nós mesmos como tendo alguma participação em nossa salvação, apenas recebemos os elementos. Exatamente como na Salvação, apenas recebemos pela graça, por meio da fé, os benefícios da obra de Cristo. E mesmo assim essa fé nos foi dada com dom (EF 2.8). A salvação é uma obra exclusiva de Deus, não tendo nenhuma participação humana.

Além de glorificar a Deus, esta ordenança tem um valor muito grande, assim como a ordenança do batismo. Ambos são um testemunho. O batismo testemunha o que cremos que aconteceu em nossa alma quando da Conversão: morremos para o mundo, nos retirando dele, e nascemos de novo para Deus. O novo nascimento, entretanto, não significa que tudo está resolvido, pelo contrário, ter uma nova vida implica os cuidados em alimentá-la, e, mais uma vez, somente Jesus é suficiente para nos suprir: Ele é o Pão vivo que desceu dos céus. É necessário alimentar nossa fé pela Palavra. Assim, na Ceia, testemunhamos a nós mesmos e ao mundo que nossa aliança com Cristo é perene e permanecemos confiando nEle como o bastante e suficiente para nos manter no Caminho de Deus.  A Ceia do Senhor deve ser tida como um ato supremo de adoração cristã, e ela está chegando… examine a si mesmo.

SDG,
Pr. Leandro Hüttl

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close