Pregação: Precisávamos de um novo coração!

“Então o Senhor lhe disse: — Por que você anda irritado? E por que essa cara fechada? Se fizer o que é certo, não é verdade que você será aceito? Mas, se não fizer o que é certo, eis que o pecado está à porta, à sua espera. O desejo dele será contra você, mas é necessário que você o domine”.

Gênesis 4:6,7
Vídeo de curta duração (2min 11seg) apresentado na pregação


Desde o início da experiência humana com o pecado, a vontade de Deus é a mesma: devemos identificar a manifestação do pecado dentro de nós, entender que ele não é bom e por fim dominá-lo. Uma espécie de “pensar antes de pecar… para não pecar”.

O pecado é este conhecimento do mal que Deus havia advertido Adão e Eva no Capítulo 2 de Gênesis, que constitui uma força interior que nos impele para a maldade. O que Deus falou aconteceu, ao desobedecer a Palavra, a humanidade se separou de Deus, ou seja, a morte espiritual, e ficou escrava do pecado – por este motivo Caim matou Abel. O pecado dominou Caim ao invés de Caim dominá-lo.

Este é o ponto: Adão e Eva foram os únicos que pecaram sem serem pecadores (no início, depois se tornaram pecadores e escravos do pecado, pela morte espiritual). Adão e Eva tinham realmente livre arbítrio e infelizmente o usaram para o mal. Porém, depois da Queda, o ser humano não consegue mais voltar para Deus, porque ele está morto espiritualmente. A ideia realmente é de um “zumbi”. Já foi vivo, morreu e depois ele se mexe, come, rosna, mas não sabe o que está fazendo e nem o seu caminho. São errantes, apenas andam. Somente se recebessem nova vida é que poderiam voltar a ser o que eram antes.

Assim é o ser humano na esfera espiritual, se move religiosamente, anda por caminhos espirituais errantes até o dia em que é tocado pelo Espírito Santo que o converte por meio da pregação do Evangelho e nasce de novo.

Depois da Queda nós passamos a ter somente “livre agência”. O que é isso? Você decide sobre coisas desta vida, mas não da vida eterna, pois está morto até a regeneração. Você decide seu carro, a cidade que vai morar, a profissão que vai seguir (e mesmo assim algumas coisas Deus fará encaixar no plano eterno dEle para você). Mas não possui mais livre arbítrio, um zumbi não tem livre arbítrio, ele vive aquele destino.

Você não tem mais o arbítrio, a capacidade de decidir ir para Deus e escolher a Jesus, o único caminho para Deus sem a ação do Espírito Santo. Você e eu precisamos de um milagre.

Assista e compartilha esta mensagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close