Pregação – O Refúgio da Alma | Salmo 46

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.

Salmos 46:1

Desde a queda do homem, o medo abalou a nossa alma. Logo depois de cair em pecado e ser arguido por Deus, Adão disse: “…— Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu,tive medo, e me escondi” (Gênesis 3:10).

Com frequência se procura a origem histórica deste salmo. Muitos acreditam que ele foi escrito na ocasião em que Deus livrou Jerusalém dos assírios no tempo do rei Ezequias (2Rs 18-19; 2Cr 32; Is 36-37). Foi uma situação tensas e, sem dúvida, casou temores às almas dos envolvidos na época. Muitas palavras de ameaça foram proferidas ao coração e mente do povo, que ficou abalado, inclusive o Rei. Todavia, Ezequias foi um Rei que, segundo a Bíblia, se apegou ao Senhor como nenhum antes ou depois dele em Judá. Assim 2 Reis 18:3 descreve Ezequias: “Ezequias fez o que era reto aos olhos do Senhor, segundo tudo o que Davi, seu pai, havia feito” (2 Reis 18:3).

Se você ler toda a história na Bíblia verá que Ezequias fez do Senhor o seu refúgio, indo e voltando a Sua presença a cada momento em que sua alma era abalada. John MacArthur disse que “Ele confiava no Senhor como sua única esperança em qualquer situação”.

Depois de tantas aflições, o resultado final de ter feito do Senhor o seu refúgio numa situação em que ele não podia naturalmente enfrentar foi o impossível para os homens, mas possível para Deus – e SOBRETUDO PARA A SUA GLÓRIA!

O Reformador Martinho Lutero, escreveu o chamado “Hino da Reforma”: “Castelo Forte”, presente em nosso hinário batista (CC 323), num dos momentos mais sombrios da sua história e creio que a Palavra de Deus continuar cumprindo o seu propósito da terra. Corra para Deus e glorifique-O em meio a qualquer tribulação!

Se você tem um problema maior do que você mesmo ou sua família, assista e compartilhe esta mensagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close