Pregação – Amadurecer para mudar (Parte 1)

Mas, como está escrito: “Nem olhos viram,nem ouvidos ouviram,nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”

1 Coríntios 2.9

O amadurecimento cristão é baseado naquilo que Deus predeterminou: o Evangelho do Seu Filho, que somente agora foi revelado.

Não é algo novo ou produzido por pessoas inteligentes ou especiais e precisa vir de uma fonte externa ao ser humano.

Paulo aqui enfrentava um problema de diversos filósofos e oradores muito comuns naquela época, que competiam para granjear seguidores – e com isso ganhar dinheiro e fama. O Youtube está cheio dessas pessoas agora.

Encantadas com tais oradores, a igreja estava se desviando da verdadeira sabedoria de Deus.

Paulo REJEITA este conhecimento desta era e humano e reitera que além de predeterminar como o ser humano deveria amadurecer espiritalmente, Ele o fez desde na eternidade, para nosso próprio bem. Antes do mundo ser mundo, Deus já sabia o que iria fazer!

Direção, conhecimento, força, ajuda…. tudo isso Deus trouxe à lume com a pregação do Evangelho, mas, quando o rejeitamos, procuramos acrescentar experiências e outras coisas mais, trazidas por pseudo entendidos.

O que Paulo adverte aqui é que a igreja não pode aceitar outra coisa senão o Evangelho, pois ela precisa mudar, mas, para esta mudança é preciso amadurecimento – e não há amadurecimento sem o Cristo das Escrituras, peça ação do Espírito.

Não é de uma sabedoria nova que precisamos, não é de uma novidade de alguém que está passando, uma revelação que alguém recebeu, mas da VERDADE que é real antes demos da existência do tempo, e nos foi revelada em Cristo. Não é algo “novo” de Deus, mas o que é eterno!

Assista e compartilhe como se dá o crescimento cristão, pela graça!