Pregação – O papel do pastor e dos membros no crescimento da igreja | 1 Coríntios 3.10-15

“Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo”

1 Coríntios 3.11

No seu primeiro momento esta passagem está falando do trabalho do apóstolo e dos evangelistas e pastores-mestres. Trata-se da obra apostólica e daqueles que trabalharam nas plantação e edificação das igrejas cristãs. Mas, isso precisa ter um reflexo na prática individual e coletiva das comunidades de fé de todos os tempos.

A primeira lição que aprendemos aqui é que uma igreja é plantada por meio da pregação fiel do Evangelho. A segunda lição é que não adianta apenas pregar para que as pessoas creiam. Há toda uma construção a ser feita visando a edificação, pois, do contrário, teremos igrejas imaturas. Aliás, Paulo abre este capítulo precisamente falando sobre a imaturidade espiritual da igreja de Corinto.

Deus está trabalhando no fortalecimento das suas igrejas, que tem como elo, vínculo, o amor, que inclui perdão, paciência e crescimento. Deus está amadurecendo o Seu povo, a fim de usar mais a igreja neste mundo tenebroso. Para seremos mais usados, precisamos ser mais amadurecido.

Assista esta mensagem e veja como devemos nos alinhar à Bíblia a fim de estarmos aptos para o cumprimento da missão, em todos os século em que a igreja estiver na terra, para a glória de Deus, amém.